quinta-feira, 2 de junho de 2011

A Graça. Qual é a Graça?

...homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus...
Judas 4

O que é graça: Favor imerecido, benefício não obtido por serviços, bondade recebida gratuitamente. O dom maravilhoso de DEUS, perdão dos pecados e capacidade de viver com dignidade no presente e com esperança para o futuro. (Dicionário Bíblico Ebenezer).
Já ouvi muitas vezes, o que é de “graça” (grátis), muitos não dão valor. Será também no meio cristão isso é um fato? Claro que a palavra graça no Novo Testamento, é muito além de somente gratuito, mas também de “favor imerecido”. A graça de Deus a nós foi incondicional não fizemos nada por merecê-la, nada que fizermos compensará de alguma forma. Nossa obediência é o mínimo, não como troca, mas como gratidão.
Observa que atualmente a meu ver, a graça de Deus, tem se tornado uma “graça”, usando-a como desculpa pela falta de comprometimento com Deus. Deprimente é ouvir “estamos no tempo da graça, e não na lei”, realmente isso não é motivo para dizer que servimos a Deus apenas com palavras e não com atitudes. Em Romanos 6:15 diz: Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. A banalização de muitas coisas relacionada ao meio cristão (Judas 4). Não fazemos distinção mais entre o que agrada a Deus, e o que é a nossa vontade. Graça sem mudança de vida, isso requer mudança de comportamento, pensar e agir, ciente que é processo, aos poucos, mas sem se adaptar com o erro. A graça de Deus virou uma piada do século XXI, muito vão ler e dizer que sou legalista. Muitas regras criadas dentro da igreja são anti-bíblico, e não é disso que estou dizendo, me refiro a desfrutar dessa graça incondicional que nos alcançou.
Pois pela graça de Deus por intermédio de Cristo Jesus; somos livres do pecado. O capitulo 6 de Romanos nos mostra o quanto temos total condições, dada por Cristo em vencer o pecado em nós, morto para o pecado e vivo para Deus. No versículo 13 na segunda parte deixa bem claro o que o Senhor requer de cada cristão... mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
Somos servos de quem obedecemos (Romanos 6:16), mas graças a Deus somos libertos para sermos servos da justiça (Romanos 6:18). Certa vez em uma viajem um adesivos dentro do ônibus estava escrito a seguinte frase: “Deus sem você é Deus, você sem Deus é nada”, acho que não preciso nem comentar.
Nunca se esquecendo que por Deus somos fortalecidos; ...mas onde o pecado abundou, superabundou a graça; (Romanos 5:20).


Oton G. Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário