domingo, 18 de março de 2012

Confiando mesmo em meios adversidades


HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. ( Jó 1:1)

Já pensou se em um dia você perdesse seu dinheiro e seus filhos? E como se já não bastasse seu conjugue dizer que sua fé é em vão, e ainda contraindo uma doença que causa feridas sobre a pele. Muito terrível mesmo, quantos de nós suportaria isso?
Mas ao lermos o primeiro capítulo de Jó, pensamos, mas ele não era íntegro e reto a Deus?
Realmente nos dias atuais, prega-se muito que os Cristãos não podem passar por lutas, e até mesmo dificuldade; se isso acontece, logo vem o questionamento inclusive de outras pessoas e até amigos, exercita sua fé ou pensa-se que a culpa é do pecado.
A murmuração afasta-nos de Deus, olha o exemplo de Jó: "Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma."  (Jó 1 : 22)
Como isso tem sido raro hoje em dia, quantas vezes reclamamos com Deus? Claro que nós perguntamos por isso ou aquilo, Jó fez isso, (Jó 3:24). A questão está em jogar a culpa em Deus, Jó não fez isso.
E não deixar se influenciar no momento de adversidade; a mulher de Jó lhe perguntou:
- Ainda conservas sua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre. (Jó 2:9).
- "Porém Jó lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios."  (Jó 2 : 10)
Deus permite algumas coisas em nossa vida, não que Deus esteja nos castigando ou punindo, mas há algo aprender sempre. (Tiago 1:2,3)

E os amigos de Jó : "e combinaram ir juntamente condoer-se dele e consolá-lo" (Jó 2:11)
Nem sempre as pessoas que dizem ser nossos amigos, irão nos consolar. As vezes a boa intenção acaba por deixar a pessoas pior, por exemplo. Ir visitar alguém doente e dizem que uma pessoa que tinha a tal doença morreu. Isso é consolo?
Precisamos pedir sabedoria a Deus para ajudar as pessoas, ou na maioria das vezes só de ouvir já serve de consolo.
Mas uma coisa importante, quando lemos criticamos os “amigos de Jó”, mas temos que aprender que ele não culpou seus amigos, e muito menos ficou com ódio deles. Olha que interessante: "E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía."  (Jó 42 : 10)


Jó era integro, mas talvez nunca tivesse tido uma experiência profunda com Deus, de O ouvir falar diretamente a ele. Em momentos de lutas crescemos, passamos a buscar mais a Deus, estou falando de um encontro de verdade, real, algo nunca experimentado antes.
Se acharmos que momentos de lutas, não devemos passar, quem era então os heróis da fé que passaram por lutas e perseguições?

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Romanos 5:3,4,5)


Oton G. Cesar

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.  Gênesis 12:1

O Chamado de Abraão

Abrão tinha idade de 75 anos (Gn 12:4), quando Deus lhe chamou. Deus disse para ele largar seus parentes, sua terra natal.
Foi chamado para sair da segurança do seu lar, de sua estabilidade, para algo que ele não via, para direção que Deus queria que ele seguisse. Abrão tomou a decisão de ir antes de saber para onde deveria ir (Gn 12:1), Deus iria lhe mostrar a direção e para onde ele iria, para um lugar que ele receberia como herança.
Algo que dever ser frisado é que Abrão ouviu e obedeceu.
Realmente não houve questionamento por parte de Abrão sobre aonde e como ele iria, porque tinha que deixar seus familiares,  como está escrito "que o obedecer é melhor do que o sacrificar" (I Samuel 15 : 22), assim Abrão o fez.


OUVIR
Quantos de nós já ouvimos o que Deus realmente quer de nós, sabemos exatamente onde Deus quer nos usar na obra Dele, aquilo que Ele nos capacitou para a obra, não por nossos méritos, mas para que Suas obras e Seu amor seja conhecido através de nossas vidas.
O ser humano é capacitado de uma inteligência, que nem sempre é usada, mas quando se trata do chamado de Deus, sempre começa a fazer uma analise do que pode acontecer, e quando não enxerga algo que seja sólido no futuro, já desiste sem ter começado.
Em nenhum momento Abrão questiona aonde ele iria, e nem disse a Deus: me use aqui nessa terra mesmo onde eu moro, ou quero um sinal. O único sinal de Abrão era que ele tinha fé em Deus.Um  fé genuína é livre de questionamento de quem confia totalmente. Se alguém disser a você feche os olhos que vou fazer uma surpresa, se for uma pessoa de confiança você não pensa duas vezes, com Deus tem que ser assim, sem questionar lembrando que Ele é onisciente e sabe o que é melhor para você. Mas ouvi apenas não é suficiente.


OBEDECER
No decorrer da caminha de Abrão Deus mostra a terra; essa que já possuía habitantes, (Gênesis 12:6,) mas mesmo assim ele não questiona e nem ao menos dúvida.
Hoje estamos com nossa fé em muitos momentos em decadência porque sabemos o que Deus requer de nós, mas não obedecemos, muito menos nas coisas minímas.
Muitas vezes não é para deixamos nossas famílias, mas sim sair do conforto do nosso lar e até mesmo da nossa rotina de apenas ir à igreja, mas fazer algo a mais olhar a nossa volta pessoas que necessitam de nossa ajuda, precisando de ajuda espiritual e até material também.
Obedecer a Deus requer deixar as nossas próprias vontades, deixa um pouco de lado o conforto do nosso lar e fazer o que Jesus faria, isso Ele deixou exemplo de sobra. Queremos experiências grandes em nossas vidas, mas parado e no aconchego do nosso lar não irá acontecer. Como Jesus disse em João 13:17 "se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes."
Que possamos refletir e olhar em nossa volta aquilo que Deus quer de nós, e meditar nessa passagem:
"que o obedecer é melhor do que o sacrificar" (I Samuel 15 : 22).


Oton G. Cesar