sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O NATAL !!!

A palavra 'natal' do português já foi 'nātālis' no latim, derivada do verbo 'nāscor' (nāsceris, nāscī, nātus sum) que tem sentido de nascer. Segundo estudos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus. A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do solstício de Inverno.
Portanto, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível", que comemorava o solstício de inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o "Sol da Virtude". E com a finalidade propagar o evangelho aos pagãos, decidiram comemorar o nascimento de Jesus na mesma data.
Muitos vão se perguntar, é certo então comemorar o natal? Eu não vejo nenhum problema quando o foco for o nascimento de Jesus, pois através disso, muitos desde de criança aprende que Jesus nasceu de uma forma milagrosa, para ser o salvador da humanidade. E claro que em muitas cabeças a ideologia do "Papai Noel" é forte, e muitos nem ao mesmo parou pra pensar que o que seria pra relembrar o nascimento de Jesus Cristo. O problema não é a data, e sim a maneira de como é comemorado, pois, comemorar o nascimento devemos comemorar e lembrar-lo o ano inteiro, se Jesus não houvesse vindo ao mundo continuaríamos condenados para sempre. Mas como temos passado essa data? Não me importa? Ao menos que você comemora o ano inteiro e não só em momentos o que lhe faça lembrar do nascimento de Cristo, seria mais uma data, mas pena que não é assim. Até parece que nos acostumamos com o Natal e somente nele vem a nossa mente a real significado.
Mesmo que historicamente seja uma data simbólica, o porque não aproveitar para anunciar as boas novas da salvação, e pra que os olhos sejam abertos e veja que o natal está além de trocas de presentes festas e comilanças
Que essa data seja um começo de lembramos sempre do que o nascimento de Jesus mudou a humanidade, e a vidas daqueles que Nele creram, e para passamos a praticar o amor ao próximo, se em Jesus cremos temos Dele o Seu ensinamento.




Oton G. Cesar

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

JESUS ESTÁ NO BARCO !!!

Chegando-se a ele, despertaram-no dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo! Despertando-se Jesus, repreendeu o vento e a fúria da água. Tudo cessou, e veio a bonança.   Lucas 8:24


O Mar da Galileia, também dito Mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré (em língua hebraica Kinneret) é um extenso lago de água doce, o maior de Israel, com comprimento máximo de cerca de 19 km e largura máxima de cerca de 13 km. Desagua nele o rio Jordão, que vem do monte Hérmon e de Cesareia de Filipe, e que depois segue para o Mar Morto.
Nesta passagem vemos em meio ao perigo que passavam os discípulos, Jesus repousava tranquilo. É difícil me imaginar no lugar dos discípulos e dizer, qual seria minha reação diante do mar em fúria. Acima podemos imaginar a extensão que é esse mar, uma coisa interessante é que a maioria dos discípulos eram pescadores, conheciam muito bem esse lugar, pois, já estavam acostumados a pescarem ali. Mas mesmo assim o perigo que eles enxergavam era eminente, pra eles Jesus dormindo não significava tranquilidade, e sim como se Jesus não estivesse preocupado com o que estava acontecendo, como se estivesse em silêncio, e mesmo ELE estando próximo, isso não era o bastante. Até que então o desespero tomou conta, já que as águas estavam envandindo o barco pelas ondas, então foram até Cristo para acordarem e dizerem que estava perecendo. E Jesus levantando-se repreendeu o ventos e logo se fez-se bonança; tendo acalmado a tempestade pergunta pra eles: Então, lhes disse: Onde está a vossa fé? (Lucas 8:25).
 Cristo usou muitas parábolas para ensinar, mas também usava a prática para mostrar seus ensinamentos, principalmente aos discípulos, pois, isso era importante capacita-los para à obra que cada um deveria fazer em amor a Deus.
Muitas vezes estamos em situações semelhantes aos discípulos, mesmo acostumado a certo lugar nos vemos e pavor e desespero, sabemos que Jesus está conosco, mas não conseguimos entender isso. Nunca paramos para pensar que "Cristo está no barco" é suficiente, assim como os discípulos, não vemos de imediato uma resposta de Jesus, então ficamos atônitos, não enxergamos a presença DELE no barco e sim o tamanho das ondas e dos ventos. Mas mesmo se sentindo indefeso ELE está pronto a nos socorrer, mesmo a nossa fé sendo pequena muitas vezes, em que não confiamos prontamente, deixando a ansiedade tomar conta, o Senhor jamais abandonará os seus.
Jesus esperava uma atitude de fé diante daquela situação, era necessário ter colocado em prática, mas naquele momento a ondas era maiores, mas eles ainda tinham fé pra clamar e pedir socorro a ELE, que Jesus prontamente assim o fez, mas deixou uma pergunta a eles. Será que Jesus está fazendo essa mesma pergunta pra nos: Então, lhes disse: Onde está a vossa fé?

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

QUEM É MEU PRÓXIMO?

"Perguntou Deus a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei. Acaso sou eu guardador do meu irmão?"

Claro que raramente uma pessoa assume o erro de ter prejudicado outra, e nem mesmo humilde suficiente para admitir o próprio erro. Uma grande parte hoje tenta se justificar por algo ocorrido, o ser humano tem tornado bom em arrumar argumento que justifique ao seu ver o próprio erro. Não quero aqui generalizar mas o ser humano em si tem perdido os valores com o seu semelhante. É o mundo de quem pode mais, na qual não me preocupo com quem está ao meu lado, não me incomoda em nenhum pouco com o que se passa com o meu próximo.
O que dizer então do cristãos até mesmo dentro da igreja, é algo inacreditável, muitos dizer que ama os irmãos, mas na prática não é o que acontece. Será que estamos vivendo se certa forma o meu "EU" ?
Eu estou bem do que mais preciso? Negaria eu o ensinamentos da Bíblia deixado por Cristo?
De maneira nenhuma como diz em I João 4:20 se eu digo que amo a Deus, e odeio meu irmão, sou mentiroso, se não amo ao irmão que vejo, não amarei a Deus que não vejo. Isso é bem claro não tem como servir a Deus e odiar os irmãos, eu não gosto desse ou daquele. Jesus em João 15:12 que devemos amar uns aos outros como Ele amou. Cristo nos amou incondicionalmente, ou seja, não mereceríamos esse amor, é dessa forma que temos que amar, como ele amou, mesmo achando que a pessoa não merece. Seriamos hipócritas falar de um Deus de amor sem viver o que pregamos.
Parece ser fácil criticar, ao  invés de ajudar, muitas pessoas se quer intercede a Deus pela pessoas que ele próprio está maldizendo. O mundo hoje tende a ver perfeito, mas ninguém é perfeito, buscamos ser como Cristo, dentro de um processo na qual Jesus é quem dá forças. Muitas vezes necessitamos de alguém pra ajudar mas não se pode encontrar. Será que Jesus diria : "Cada um cuida da sua vida."
Certamente não, e nem ao menos foi o exemplo e mandamento que Ele deixou e sim : ...amarás o teu próximo como a ti mesmo...( Marcos 12:31). Será que eu teria coragem de fazer mau a mim mesmo?
Jesus disse por se multiplicar a iniquidade o amor de muito se esfriará (Mateus 24:12), mesmo nesse contexto se tratando do relacionamento com Deus, com o próximo está de certa forma ligado, pois como diz em I João 4:8 "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
Não devemos nós esquecer que o amor é na prática; "...quando ti vimos com fome ou sede..." (Mateus 25:37), é bem claro a analogia de Jesus, "...quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos a mim o fizestes" (Mateus 25:40). Ou vou responder naquele dia como respondeu Caim : "Acaso sou eu o guardador de meu irmão?"


Oton G. Cesar.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

QUAL É O SEU FOCO ?

"Se nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos mais infelizes de todos os homens".
I Coríntios 15:19

O foco de muitos hoje em dia tem sido como obter sucesso, ou como, ser reconhecido. E a mídia tem sido uma grande motivação para muitos; pois prega um padrão de vida e de costumes. O problema não está em querer obter sucesso na vida, ou seja, ter sonhos e objetivos e sim na perda de identidade. Deus criou cada um de nós com uma identidade exclusiva, somos semelhantes um do outro, mas não igual.
Não devemos esquecer que o que Cristo tem pra nós é eterno, e o mais importante é que passemos a ver aquilo que Cristo tem para cada um de nós.

Direção e objetivo:
Cada um de nós ostenta algo, que almejamos, ou em conseguir ou que já conseguimos, por mais simples que seja isso produz em nós uma certa motivação, por aquilo ainda não alcançado a vontade de se obter, ou uma vez já alcançado, a satisfação de um desejo, ou até de um sonho realizado.
Mas jamais podemos nós esquecer que nossa vida não se limita apenas, à essa vida terrena, e que as decisões tomadas aqui refletirão por toda a eternidade. Em que direção estou seguindo? O que espero de minha vida futura? O caminho que sigo hoje me traz segura , quanto a isso ?
Muito se dizem ser uma pessoa que definem as sua metas e que planeja tudo o que vai fazer, mas somente no que se diz à respeito a vida terrena. Será que à vida após a morte não penso nela porque tenho medo ? A vida será uma demagogia, cada um age como pensa,ou à Bíblia nos orienta o nosso proceder, que não se limita apenas ao aqui, dessa vida terrena.
Tem incluído a vontade de Deus junto com seus objetivos? E já tenho vida eterna não necessito de mais nada da parte de Deus, é isso que estamos pensando? Não que vamos faze-la por merecer, pois Cristo já pagou o preço por sua (nossa) vida eterna, basta aceita-lo conforme João 5:24. Crer algo fácil de entender e difícil de se praticar, crer é uma afirmação de fé. Mas como tem sido essa fé, apenas para orar por uma cura, ou alguma situação que estou passando? Não que isso é errado, muito pelo contrário, mas muitas vezes temos nos esquecido que o principal objetivo de Cristo, ter pago o preço na cruz foi para perdoar os meus(nossos) pecados e dar a vida eterna. Cristo não quer nos abençoar somente aqui, e sim, na vida após a morte também, a vida eterna é um presente para um cristão autêntico.
Que em nenhum momento venhamos a nos esquecer que a vontade de Cristo em nossas vidas, seja a prioridade. Que andar hoje visando o nosso futuro com Cristo, que para não sermos achados entre os mais infelizes dos homens.


Oton G. Cesar.