sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O produzir fruto

Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. (João 15:8)

O Capítulo 15 do evangelho de João, Jesus está ilustrando a vida de um Cristão com a videira. Algo bem conhecido dos judeus, pois existiam várias plantações.
 E Jesus começa dizendo que ELE é a videira verdadeira e o Pai o agricultor (Jo 15:1). E que todo ramo que não produz fruto corta, e todo ramo que produz fruto Ele poda, afim de que produza mais fruto ainda (Jo 15:2).
Jesus estava dizendo ao povo de Israel que o fato de pertencer ao povo, não significa se aceito por Deus, era para isso necessário está ligado na videira, ou seja em Jesus Cristo.
Três coisas podemos aprender com essa passagem:

1. O não produzir fruto, pode ser um sintoma de não estar ligados à videira verdadeira
Se tratando de planta, para que um ramo seja saudável é necessário que ele não esteja ligado aparentemente, mas que haja uma união orgânica de fato, para que o ramo receba do tronco a seiva.
E é evidente que um ramo recebendo seiva, produza frutos. Um cristão que não produz fruto, pode ser um sintoma de que não está recendo a seiva, ou seja não está deixando fluir nele o mover do Espírito, em Romanos 6:22 diz: " Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna".


2.Todo cristão verdadeiro produz fruto
Não que o produzir fruto é com objetivo de se estar na videira, mas é como resultado de se estar ligado a videira, na qual é Cristo. O fato de estamos ligado em Cristo nos faz produzir fruto. Se permanecermos Nele damos muito fruto (Jo 15:5b).
"Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore."  (Mateus 12 : 33)
Que possamos produzir bom frutos, e não se achado como diz em Isaías 5, por alguns chamado o cântico do vinhateiro, fala sobre uma vinha plantada em campo fértil (Is 5:1b), mas veio a produzir uvas bravas (Is 5:2b).
O produzir fruto é uma conseqüência do servir a Cristo, devemos produzir não somente fruto, mas bom fruto.
"Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto."  (Lucas 6 : 43)

3.Não produzimos fruto para nós mesmo
O fruto que produzimos não é para nós, e muito menos para se sentirmos melhor que outros.
"Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos." (Jo 15:8).
Serve como testemunho, pois os frutos mostra quem somos, se ligados em Cristo, logo se espera que o nosso fruto seja os de Cristo. Os frutos que temos que produzir são os frutos de justiça, o qual vem por meio de Cristo Jesus (Filipenses 1:11).
O fruto não é pela nossa capacidade cultural ou intelectual, mas mediante a submissão a Cristo.
"...sem mim nada podeis fazer." (Jo 15:5b)
"...O ramo de si mesmo não pode produzir fruto, se não estiver na videira."  (Jo 15:4b)
O fruto é o operar de Cristo em nós, mas que fruto seria ?
Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade; (Efésios 5:9)
Que possamos refletir sobre o fruto no que Jesus disse:
"Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos." (Jo 15:8).


Oton G. Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário