quarta-feira, 22 de junho de 2011

O TERMO JULGAR !!!

Não escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas para vos admoestar, como a filhos meus amados.  I Coríntios 4.14

 Quando se fala em julgar, a maioria lembra, “não julgueis para não serem julgado” (Mt 7:1), analisando a passagem, o que Jesus quer dizer, é a respeito de pessoas tendenciosas somente em julgar as pessoas, não olhando a si próprio, nos versículo em diante veremos, no sentido de pessoas que apontam para outras, mas comente coisas piores (Mt 7:2-5). Então não posso dizer nada? Muitos usam do termo pra dizer: “está me julgando?” Como desculpa para continuarem na prática do erro.
Como diz o Pr. Mark Driscoll julgar não é condenar! A palavra julgar popularmente se tornou “sentença”, mas não é isso. Julgar nem sempre é condenar. Julgar pode ser avaliar, sentenciar, emitir juízo de valor. Determinar punição não é o mesmo que julgar porque num julgamento o réu pode ser inocentado. Se julgar é determinar punição não se precisaria de juiz. Bastava a polícia mesmo, punir o infrator, no caso da lei dos homens. E no termo Bíblico? Não é muito diferente.
Devemos avaliar sim, mas não criticar, se alguém estiver ensinado uma heresia, ficaremos mudos? Mas é fulano ele é famoso!Hoje em dia parece isso é o que vale. Não devemos ficar apontando erros humanos, todos somos falhos, mas aceitar ensinos errados da Bíblia, jamais!
Nenhum ser humano gosta de ouvir que está errado, isso não traz nenhuma alegria com certeza. (Hebreus 12:11).
Mas quanto aos erros humanos a Bíblia nos orienta repreender, o Espírito Santo deu-nos a oportunidade de compreender o ato de julgar. Em 1 Coríntios 6, o apóstolo Paulo escreve aos coríntios repreendendo-os sobre a omissão deles em julgar as coisas pertencentes a esta vida. A Bíblia diz que aquele que aceita a repreensão é sábio e prudente "O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento." (Provérbios 15:32).
Não devemos apoiar o pecado, devemos repreender sim a Bíblia orienta, (Rm 15:14),(II Tm 4:2); mas o repreender tem que ser com bondade, amor e com espírito de mansidão Gálatas 6:1. Devemos julgar, ou seja, avaliar, analisar, não sendo omissos, e sempre com amor e sabedoria, nunca indo contra a pessoa. Caso a pessoa que foi orientada e quis permanecer em sua ignorância, já é um problema dela para com Deus. Porque muitos não suportarão a pura doutrina e irão atrás de mestres segundo a sua própria cobiça, recusarão dar ouvidos à verdade,  II Timóteo 4:3,4. Que sejamos humildes em admitir o nosso erro, pois, Deus resistes aos soberbos e dá graça aos humildes. (Tg 4:6)
"Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato."
Eclesiastes 7:5


Oton G. Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário