sexta-feira, 25 de março de 2011

A MENTIRA

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.    Efésios 4:25




Pode ser dizer que a mentira é um dos pecados mais praticado pela humanidade, afinal, quem nunca contou no termo popular uma "mentirinha". Será que a Bíblia nos orienta que a mentira as vezes é um mal necessário? Muitos cristãos têm se tornado insensível e debilitado com relação ao pecado da mentira. Jesus enfatizou que o diabo é o pai da mentira (Jo 8:44), outro exemplo na Bíblia é Ananias e Safira eles omitiram parte do valor, para ganharem admiração das pessoas, retendo parte do valor (Atos 5:1-5), e sofreram as conseqüências.
A mentira é um tipo de covardia ou insegurança, ou até mesmo, egoísmo para com a realidade, na maioria das vezes visando interesse próprio. Ela é proibida no decálogo (10 mandamentos),(Ex 20:16), e um dos efeitos da conversão é deixar de mentir (Ef 4:25). Hoje em dia não é facíl confiar nas pessoas, muitos usam mascaras, no termo Bíblico são Hipócritas. Hipócrita é uma transcrição do vocábulo grego "hypochrités", que significa ator ou protagonista no teatro grego. Os atores gregos usavam máscaras de acordo com o papel que representavam. Há muitos que usam mascaras, atores da vida real, que muitas vezes, nem ao menos sabemos quem são.
Pedro deixou claro em uma de suas cartas para a obediência no Espírito à verdade (IPe 1:22),
não existe mentirinha, ou meia verdade, como Cristo disse que o nosso proceder seja sim,sim e não, não por isso o Cristão não tem que ficar fazendo juramento para que acreditem nele, é o que Jesus nos orientou (Mt 5:34-37). A mentira está inclusa na lista, entre os pecados que nós consideramos de maior gravidade, em Apocalipse deixa claro o fim dos mentirosos (Ap 21:8).
Eu li recentemente o seguinte: mentira anestesia a consciência do mentiroso; torna-o insensível à verdade; a verdade não penetra para uma transformação. A mentira vicia com mais facilidade, já que uma mentira conduz a outra. Eu considero a mentira o princípio da falsidade, pois, com isso muitos se escondem quem realmente são.
Estamos todos sujeitos ao erro, mas nem por isso devemos permanecer nele, se confessarmos a Deus, Ele, é fiel e justo pra nos perdoar (IJo 1:9), que a cada dia sendo renovado, andando em novidade de vida (Rom 6:4), que tudo que fizermos na força do Senhor que nos supre (IPe 4:11), para que respeitemos o nosso próximo, porque quem ama se alegra com a verdade (ICo13:6).




Oton G. Cesar

Um comentário:

  1. A Mentira infelizmente parece incorporada cada vez mais na sociedade atual,vide que nimguém confia nas lideranças politicas deste Brasil varonil,antes uma verdade dolorida do que uma mentira para agradar ou mascarar um erro.O Cristão precisa brilhar na verdade para resplandecer o brilho de Jesus,Amém.

    ResponderExcluir