sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

"O Senhor é contigo, homem valente"
(Juízes 6:12).

Depois da morte de Josué, o povo de Israel passou por mais de três séculos nos quais "não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto" (Juízes 17:6). Nesse período o povo obedecia por um tempo, depois se afastava de Deus.
 Os midianitas oprimiram os israelitas por sete anos. Eles subiam cada ano e tomavam os produtos alimentícios dos campos e todos os animais dos hebreus. Gideão estava malhando o trigo no lagar quando o anjo lhe apareceu, com uma palavra de encorajamento (Jz6:12), pra alguém, que se escondia, e aonde se extrai vinho. É o que Deus faz, vê o potencial aonde nem nós mesmos conseguimos enxergar. Mas ele foi de imediato dizendo sou pequeno, minha família é a menor e mais pobre. É comum sentimos medo ou até mesmo dúvidas, isso não significa falta de confiança, o que não se pode é deixar de confiar e obedecer no que Deus quer que façamos. Deus provou estar com Gideão por várias vezes (Jz 6:16; 6:36-40), e ouviu da própria boca de seus inimigos a confirmação de Deus (Jz7:13-14).
Gideão liderou um exército de apenas 300 homens, cujas armas eram trombetas e cântaros(vasos) com tocha dentro; que ao tocarem e quebrarem os cântaros e gritarem, os midianitas começaram a correr e fugir, pois era noite e confundiram o seu próprio exército com o inimigo (Jz7:21,22).
Deus usou aquilo que pra muitos é loucura, e até mesmo ousam dizer não dará certo. A confiança e obediência a Deus, ou seja, a fé na prática é que faz nos obter às bênçãos reservada a nós. Se analisarmos sempre tem situações, que nos sentimos incapaz, e quando encorajado o que temos nas mãos parece não ser suficiente, mas isso é real, é Deus que está a nossa frente e Ele que garante a vitória sobre as nossas lutas. Não importa se suas armas pra derrotar um exército são vaso e trombeta, persevere o agir é de Deus. Ele usa o que você tem nas mãos.


Oton G. Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário