quinta-feira, 26 de agosto de 2010

QUEM É MEU PRÓXIMO?

"Perguntou Deus a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei. Acaso sou eu guardador do meu irmão?"

Claro que raramente uma pessoa assume o erro de ter prejudicado outra, e nem mesmo humilde suficiente para admitir o próprio erro. Uma grande parte hoje tenta se justificar por algo ocorrido, o ser humano tem tornado bom em arrumar argumento que justifique ao seu ver o próprio erro. Não quero aqui generalizar mas o ser humano em si tem perdido os valores com o seu semelhante. É o mundo de quem pode mais, na qual não me preocupo com quem está ao meu lado, não me incomoda em nenhum pouco com o que se passa com o meu próximo.
O que dizer então do cristãos até mesmo dentro da igreja, é algo inacreditável, muitos dizer que ama os irmãos, mas na prática não é o que acontece. Será que estamos vivendo se certa forma o meu "EU" ?
Eu estou bem do que mais preciso? Negaria eu o ensinamentos da Bíblia deixado por Cristo?
De maneira nenhuma como diz em I João 4:20 se eu digo que amo a Deus, e odeio meu irmão, sou mentiroso, se não amo ao irmão que vejo, não amarei a Deus que não vejo. Isso é bem claro não tem como servir a Deus e odiar os irmãos, eu não gosto desse ou daquele. Jesus em João 15:12 que devemos amar uns aos outros como Ele amou. Cristo nos amou incondicionalmente, ou seja, não mereceríamos esse amor, é dessa forma que temos que amar, como ele amou, mesmo achando que a pessoa não merece. Seriamos hipócritas falar de um Deus de amor sem viver o que pregamos.
Parece ser fácil criticar, ao  invés de ajudar, muitas pessoas se quer intercede a Deus pela pessoas que ele próprio está maldizendo. O mundo hoje tende a ver perfeito, mas ninguém é perfeito, buscamos ser como Cristo, dentro de um processo na qual Jesus é quem dá forças. Muitas vezes necessitamos de alguém pra ajudar mas não se pode encontrar. Será que Jesus diria : "Cada um cuida da sua vida."
Certamente não, e nem ao menos foi o exemplo e mandamento que Ele deixou e sim : ...amarás o teu próximo como a ti mesmo...( Marcos 12:31). Será que eu teria coragem de fazer mau a mim mesmo?
Jesus disse por se multiplicar a iniquidade o amor de muito se esfriará (Mateus 24:12), mesmo nesse contexto se tratando do relacionamento com Deus, com o próximo está de certa forma ligado, pois como diz em I João 4:8 "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
Não devemos nós esquecer que o amor é na prática; "...quando ti vimos com fome ou sede..." (Mateus 25:37), é bem claro a analogia de Jesus, "...quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos a mim o fizestes" (Mateus 25:40). Ou vou responder naquele dia como respondeu Caim : "Acaso sou eu o guardador de meu irmão?"


Oton G. Cesar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário